perguntas frequentes
Docentes que estejam em atividade nas diferentes etapas da
Educação Básica (Educação Infantil), Ensino Fundamental (incluindo EJA) e Ensino
Médio (incluindo EJA) e de todas as Modalidades de Ensino (Educação de Jovens
e Adultos; Educação Escolar Quilombola; Educação Indígena; Educação Profissional
e Tecnológica; Educação Especial e Educação à Distância).
Pessoa Gestora de escola (direção e coordenação pedagógica)
que estejam em atividade na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental
(incluindo EJA) e Ensino Médio (incluindo EJA) e de todas as Modalidades de Ensino
(Educação de Jovens e Adultos; Educação Escolar Quilombola; Educação Indígena;
Educação Profissional e Tecnológica; Educação Especial e Educação à Distância).
O Prêmio está dividido em duas categorias:
1. Prática Docente,
2. Escola.
Categoria Prática Docente
Duas modalidades:
a) práticas pedagógicas realizadas entre 2021 e 2023;
b) práticas pedagógicas projetadas.
Categoria Escola
Uma modalidade:
a) Gestão com Equidade e Antirracista (GEA)
- Preenchimento:
Após o cadastro inicial, você tem acesso às categorias e modalidades.
Para que você possa decidir qual modalidade mais se adequa a sua proposta,
o acesso às três (3) modalidades é livre para preenchimento, visualização e impressão.
Ao preencher salve sua produção de modo a garantir que dados não se percam.
Lembrete - é possível o acesso em mais de uma categoria simultaneamente,
mas ao finalizar deverá escolher apenas uma modalidade. Isto encerrará o acesso às demais
previamente preenchidas e definirá sua categoria e modalidade de participação.
A premiação se distribui pelas categorias e modalidades explicitadas no item 2 do
Edital e estarão assim dispostas:
a) Na categoria Prática Docente, em ambas as modalidades, cada uma das 08 (oito) propostas eleitas na etapa
final do processo de seleção, fará jus ao prêmio de:
• R$ 7.000,00;
• 01 kit de livros na temática da equidade racial e de gênero na educação básica;
• Participação em curso de formação continuada na temática da equidade racial e de gênero na educação básica
(em formato virtual).
b) Na categoria Escola, cada uma das 08 (oito) propostas eleitas na etapa final do processo de seleção,
fará jus ao prêmio de:
• R$ 10.000,00;
• 01 kit de livros na temática da equidade racial e de gênero na educação básica;
• Participação em curso de formação continuada na temática da equidade racial e de gênero na educação básica (em formato virtual).
Na segunda etapa serão classificados e eleita as práticas para titulação do 9ª Prêmio Educar
com Equidade Racial e de Gênero /Prêmio Educar-2024:
a) Na categoria Prática Docente, incluindo as duas modalidades da seleção, serão premiados
08 trabalhos, na seguinte proporção:
02 trabalhos de Educação Infantil;
02 trabalhos de Ensino Fundamental - Anos Iniciais;
02 trabalhos de Ensino Fundamental - Anos Finais;
02 trabalhos de Ensino Médio.
b) Na categoria Escola serão premiados na modalidade única de Práticas
Pedagógicas antirracista 08 trabalhos, na seguinte proporção:
02 trabalhos de Educação Infantil;
02 trabalhos de Ensino Fundamental - Anos Iniciais;
02 trabalhos de Ensino Fundamental - Anos Finais;
02 trabalhos de Ensino Médio.
Divulgação dos resultados da premiação das práticas: serão informados pelo CEERT conforme cronograma
do processo seletivo, por meio da plataforma online e por e-mail ao representante preposto.
O CEERT promoverá, no segundo semestre de 2024, um evento presencial (na cidade de São Paulo), virtual
ou híbrido (conforme as condições sanitárias do momento pandêmico permitam), no qual ocorrerá a titulação
dessa edição do Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero na Educação Básica/Prêmio Educar-2024.
A seleção da categoria Prática Docente será realizada mediante processo de análise e avaliação técnica e qualitativa.
São observadas a adequação, coesão, coerência da iniciativa pedagógica executada. E, no caso dos
projetos de práticas
pedagógicas projetadas,
além das observações já mencionadas. Serão observadas também, a viabilidade de execução dentro
prazo informado, assim como o planejamento das ações que envolvem a realização da prática de acordo com as especificações,
pertinência e atendimento às condições estabelecidas neste regulamento.
A análise, avaliação e seleção das iniciativas pedagógicas executadas e dos projetos de práticas pedagógicas projetadas serão
realizadas em duas etapas: a) anonimamente por pareceristas ad hoc com base em instrumento orientador; b) por comissão
julgadora (ou similar), estabelecida a critério do CEERT, em processo classificatório.
Os professores responsáveis pelos trabalhos selecionados passam a fazer parte de uma rede de educadores.
• Os 32 trabalhos selecionados na Primeira Etapa podem ser publicados em um Livro/Catálogo (virtual), os quais serão descritos
e indicados como exemplos de práticas educacionais bem-sucedidas.
A autorização de uso de imagem das fotos e vídeos enviados é de responsabilidade do representante/preposto da prática/projeto. Deve constar no topo: o nome da prática, nome do representante preposto, nome da escola e data, seguido de: lista de nomes dos estudantes participantes com nome, um número de documento válido e a da assinatura do responsável em caso de menor.
A declaração de anuência é produzida pela escola, em papel timbrado, com assinatura, data e carimbo de pessoa responsável pela direção, deve estar legível o nome da instituição de ensino, o nome do representante da iniciativa, o título da iniciativa e o ano de vigência da mesma.